Glossário

Curriculo- do Latim Curriculum, significa caminho, jornada, trajectória, percurso a seguir.

Curriculo Formal- o que alguma organização normativa prescreve. Também apelidado de Curriculo Oficial, Curriculo Prescrito ou Curriculo Plano.

Curriculo percebido- a percepção que os profissionais têm do Curriculo Formal.

Curriculo Real- o que se passa na sala de aula: a execução do plano. Também apelidado de Curriculo Actual.

Curriculo ausente- os elementos culturais que o poder político, a administração educativa e a Instituição/Escola decidiram não trabalhar com os Educandos /Alunos.

Curriculo Experencial-Aprendizagem- o que os Educandos/Alunos entendem que lhes é fornecido.

Curriculo Oculto- o que os Educandos/Alunos aprendem na Instituição/Escola decorrente do modo como se planifica e organiza quer o processo educativo-desenvolvimento/ensino-aprendizagem quer o funcionamento geral da Instituição/Escola, mas que não é claramente incluido na planificação (papeis sociais,papeis sexuais,atitudes perante o mundo e a sociedade).

Competência- é a faculdade de mobilizar um conjunto de recursos cognitivos(saberes, capacidades, informações, ect.) para solucionar com pertinência e eficácia uma série de situações.

Projecto-distingue-se de uma mera actividade de Ensino.Aprendizagem pelo sentido que possui, pela intencionalidade que o orienta, pela organização que pressupõe, pelo tempo de realização que o acompanha e pelos efeitos que produz. Envolve uma articulação entre intenções e acções, entre teoria e prática, organizada num plano que estrutura essas acções. (Leite, 2001)

Projecto Curricular- meio facilitador da organização de dinâmicas de mudança na escola e de aprendizagens com sentido. Este conceito parte da crença de que a reconstrução do curriculo nacional, para que se contemple as situações e as características dos diversos contextos, tem mais probabilidades de gerar intervenções educativas adequadas e indutoras de um processo formativo de melhor qualidade para todos os alunos.

Projecto Curricular de Escola (P.C.E.)-projecto que define, em função do curriculo e do PEE, o nível de prioridades na escola, as competências essenciais e transversais em torno das quais se organizará o projecto e os conteúdo que serão trabalhados em cada àrea curricular.

Projecto Curricular de Estabelecimento/Escola (P.E.E.)-documento que define as estratégias de desenvolvimento do curriculo, visando adequá-lo ao contexo de cada estabelecimento/escola ou de Agrupamento e integrado no respectivo Projecto Educativo.

Projecto Curricular de Turma (P.C.T.)- tem por referência o P.C.E. e é feito para responder às necessidades da turma e para permitir um nível de articulação entre àreas disciplinares e conteúdos. É ao nível do P.C.T. que é possível respeitar os alunos reais e articular a acção dos/as professores/as de turma, cabendo ao concelho de turma construir essa articulação.

Projecto Curricular Integrado- constitui um dispositivo que possibilita uma acção educativa assente numa visao global das situações e numa organização que priveligia o trabalho colaborativo, entre professores, entre estes e os alunos, entre alunos, ou seja entre todos os actores de uma comunidade escolar e educativa.

Projecto Educativo- incerção social, cultural e profissional com vista à autonomia do jovem.

Projecto Pedagógico- campo escolar, jogando comdois tipos de actores-professores e alunos.

Projecto de Estabelecimento- coerência com as políticas pedagógicas locais (combate ao insucesso escolar e inserção dos jovens no seu papel de adultos). Do projecto pedagógico á pedagogia do projecto.

Projecto de Formação- o projecto como objectivo e como método caracterizando uma realização.



Ideário- conjunto de idéias a colocar em prática.

Escola- é todo e qualquer estabelecimento ou instituição que visa a educação. Esta ideia surgiu da filosofia dos gregos antigos, onde eles se reuniam em praças públicas para trocar ideias e praticar filosofia.

Auto Educação- individuo que se educa a sí próprio.


Behaviorismo- comportamento, conduta. É o conjunto das teorias psicológicas ( a Análise do Comportamento e a Psicologia Objetiva). O comportamento geralmente é definido por meio das unidades analíticas respostas e estímulos.

Escola Tradicional- é caracterizada pela hetero-estruturação de saberes. Tem ênfase numa inteligência biologicamente determinada. "Filho de peixe sabe nadar".


Etologia- é a disciplina que estuda o comportamento animal. Está ligada aos nomes de Konrad Lorenz e Niko Tinbergen, sob influência da Teoria da Evolução, tendo como uma de suas preocupações básicas a evolução do comportamento através do processo de seleção natural. Segundo Darwin, cada espécie é dotada do seu próprio repertório particular de padrões de comportamento, da mesma forma que é dotada das suas próprias particularidades anatómicas. Os etólogos estudam esses padrões de comportamento específicos das espécies, fazendo-o preferencialmente no ambiente natural, uma vez que acreditam que detalhes importantes do comportamento só podem ser observados durante o contato estreito e continuado com espécies particulares que se encontram livres no seu ambiente.


Hetero Educação- individuo que educa outros.

Inter Educação- individuo que educa e é educado.

Pedagogia- arte de educar. A palavra Pedagogia tem origem na Grécia antiga, paidós (criança) e agogé (condução). No decorrer da história do Ocidente, a Pedagogia firmou-se como correlato da educação. Entretanto, a prática educativa é um facto social, cuja origem está ligada à da própria humanidade. A compreensão do fenómeno educativo e a sua intervenção intencional fez surgir um saber específico que modernamente se associa ao termo pedagogia.

Didáctica- forma como conduzimos o sujeito a aprender.

Desenvolvimento- é um processo dinámico de melhoria, que implica uma mudança, uma evolução, crescimento e avanço.