Música

Casa da Música

Imaginada para assinalar o ano festivo de 2001, em que a cidade do Porto foi Capital Europeia da Cultura, a Casa da Música é o primeiro edifício construído em Portugal exclusivamente dedicado à Música, seja no domínio da apresentação e fruição pública, seja no campo da formação artística e da criação.


O projecto Casa da Música foi definido em 1999, como resultado de um concurso internacional de arquitectura que escolheu a solução apresentada por Rem Koolhaas - Office for Metropolitan Architecture. As escavações iniciaram-se ainda em 1999, no espaço da antiga Remise do Porto na Rotunda da Boavista, e a Casa da Música foi inaugurada na primavera de 2005, no dia 15 de Abril.

Concebida para ser a casa de todas as músicas, integra-se no processo de renovação urbana da cidade e numa rede de equipamentos culturais à escala metropolitana e mundial. É uma instituição que acolhe um projecto cultural inovador e abrangente e que assume a dinamização do meio musical nacional e internacional, nas mais variadas áreas, da clássica ao jazz, do fado à electrónica, da grande produção internacional aos projectos mais experimentais.

Para além de concertos, recitais e performances, a Casa da Música promove encontros de músicos e musicólogos, investindo na procura das origens da música portuguesa e apostando fortemente no seu papel de elemento nuclear na educação musical. Define-se também enquanto plataforma cultural aberta a cruzamentos entre a música e outras áreas de criação artística e de conhecimento, um espaço aberto a todos os públicos e a todos os criadores.




Associação Wuytack de Pedagogia Musical

Criada em 1992, é uma associação de carácter cultural, sem fins lucrativos, que tem por finalidade divulgar, em Portugal, os princípios musico-pedagógicos desenvolvidos pelo compositor e pedagogo belga Jos Wuytack. Actualmente conta com cerca de 900 associados, na sua maioria professores e estudantes de música



BebéBabá - Da Musicalidade dos Afectos à Música com Bebés

O trabalho que vem sendo realizado, através do projecto BebéBabá, constitui um precioso testemunho de como VIDA ,ARTE e CIÊNCIA se podem articular de modo significativo e coerente. Para além dos momentos de beleza e de prazer que proporcionaa todos os que nele participam, crianças, pais, pedagogos e artistas, a obra levada a cabo pela Companhia de Música Teatral permite-nos lançar novas perspectivas a nível científico, pedagógico, artístico e cultural. Por tudo o que representa quanto a seriedade científica, inovação pedagógica, vivência artística e transformação cultural este trabalho merece além do nosso aplauso, o nosso agradecimento, sendo recomendada a sua leitura a quantos se preocupam com questões educativas, artísticas, científicas e culturais.