Sistemas Educativos








































Oa alunos que frequentam os dois últimos anos do Pré-Escolar podem matricular-se no Ensino Básico Integrado, desde que completem 6 anos de idade até 31 de Dezembro do ano de matricula. Oa que não frequentam aquele nível, só podem matricular-se no Ensino Básico Integrado com sete anos.O sistema educativo, de acordo com a Lei de Bases (Lei n°103/111/90 de 29 de Dezembro), compreende os subsistemas de educação pré-escolar, de educação escolar e de educação extra-escolar, complementados com actividades de animação cultural e desporto escolar numa perspectiva de integração.


A educação pré-escolar visa uma formação complementar ou supletiva das responsabilidades educativas da família, sendo a rede deste subsistema essencialmente da iniciativa das autarquias, de instituições oficiais e de entidades de direito privado, cabendo ao Estado fomentar e apoiar tais iniciativas de acordo com as possibilidades existentes.

A educação escolar abrange o ensino básico, secundário, médio, superior e modalidades especiais de ensino.

O ensino básico com um total de seis anos de escolaridade é organizado em três fases, cada uma das quais com dois anos de duração. A primeira fase abrange actividades com finalidade propedêutica e de iniciação, a segunda fase é de formação geral, visando a terceira fase o alargamento e o aprofundamento dos conteúdos em ordem a elevar o nível de instrução.

O ensino secundário destina-se a possibilitar a aquisição das bases científico tecnológicas e culturais necessárias ao prosseguimento de estudos e ao ingresso na vida activa e, em particular, permite pelas vias técnicas e artísticas a aquisição de qualificações profissionais para a inserção no mercado de trabalho. Este nível de ensino tem a duração de seis anos, organizando-se em 3 ciclos de 2 anos cada: um 1°ciclo ou Tronco Comum; um 2° ciclo com uma via geral e uma via técnica; um 3º ciclo de especialização, quer para a via geral, quer para a via técnica.

O ensino médio tem natureza profissionalizante, visando a formação de quadros médios em domínios específicos do conhecimento.

O ensino superior compreende o ensino universitário e o ensino politécnico visando assegurar uma preparação científica, cultural e técnica, de nível superior que habilite para o exercício de actividades profissionais e culturais e fomente o desenvolvimento das capacidades de concepção, de inovação e de análise crítica.

A educação extra-escolar desenvolve-se em dois níveis: a educação básica de adultos que abrange a alfabetização, a pós-alfabetização e outras acções de educação permanente, tendo como objectivo a elevação do nível cultural; a aprendizagem e as acções de formação profissional, orientadas para a capacitação e para o exercício de uma profissão.

A Lei de Bases prevê ainda modalidades especiais de ensino, relacionadas com a educação especial, a educação para crianças sobredotadas; e o ensino a distância.



A Espanha tem uma longa tradição de estado pré-financiados-escola (preescuelar), com mais de 90 por cento das crianças de quatro ou cinco pessoas pelo menos, um ano antes de iniciar a escolaridade obrigatória. O termo pré-escola abraça escola play, creche (guardería), jardim de infância (jardín de la infancia) e da escola infantil (Escuela Infantil).

Segundo as reformas LOGSE, pré-escola a educação é dividido em dois ciclos, um ciclo (ciclo 1 º) para idades de um a três anos e de dois ciclos (2 º ciclo) para as idades de quatro a seis.

A participação é voluntária e gratuitamente nos centros de público em muitas áreas, até a idade de 5. A idade obrigatória para o início escola é de 5 anos.

Além das escolas estatais, há também muitos taxa privado pagar creches, geralmente levando crianças de dois a seis, alguns dos quais são parte integrante de uma grande escola primária. Os acordos são geralmente flexível e os pais podem escolher presentes durante as manhãs ou tardes, todos os dias, ou em dias selecionados. Muitas escolas oferecem transporte de e para casas. As taxas são geralmente baixas e as escolas são muito populares, bem organizado e de bom valor para dinheiro.

As crianças aprendem sobre sociais, pessoais e ambientais, valores, bem como desenvolver suas habilidades físicas e mentais. Durante os últimos anos da creche, os rudimentos da leitura, escrita, aritmética e Inglês são ministradas em preparação para a escola primária.

Jardim-escola é altamente recomendado, especialmente se seus filhos vão continuar com uma educação pública. Depois de um ou dois anos de creche vão ser integrados na comunidade local e ter aprendido espanhol na preparação para a escola primária.

Escolas primárias (Educación Primaria)

Aos seis anos, as crianças se deslocar para a escola primária. É a última por 6 anos e é dividido em 3 cylces. Os alunos irão estudar língua espanhola, matemática, Conocimiento del Medio (incluir biologia, história, geografia ...), uma segunda língua, arte e educação física. Além disso, a maioria deles vai estudar religião.

Embora o ensino público é livre, os pais ainda têm de comprar livros, material e pagar para as actividades extra.

Escolas secundárias da Educação (El Instituto)

Aos 12 anos, o progresso das crianças para a escola secundária.

Os primeiros 4 anos são chamados de ESO (Educação Secundária Obrigatória) e as crianças podem sair o sistema de ensino no final desta seção (ou com a idade de 16). O ESO é dividido em 2 ciclos de 2 anos cada (com a possibilidade de repetir o primeiro ano)

No final dos 4 anos, os estudantes obterão um certificado. Para a maioria os alunos que optam por ficar na escola, então eles vão seguir um 2 anos Bachillerato curso acadêmico. Existem 4 tipos de Bachillerato: Artes, Ciências Humanas, Naturais e Ciências da Saúde e Tecnologia.

No final do 2 anos, os alunos estarão os exames durante a monthj de maio eo resultado final será baseada tanto em resultados e avaliação contínua.

Universidade

Em junho, os estudantes que desejam ir para a universidade ter uma entrada geral universitário exame (UPA) e os cursos que serão capazes de seguir depende desse exame e do resultado do Bachillerato.

Os estudantes podem ter o tempo necessário para completar o seu grau, repetindo cursos e espalhando-se exames mais anos.