O Curriculum vitae (forma abreviada - c.v.) é um texto essencialmente informativo que contém um conjunto de elementos sobre uma pessoa, em geral candidata a um emprego, uma vaga, etc.
O curriculum apresenta-se dividido em rúbricas, com informações bem destacadas, de leitura fácil:
-A identidade (nome completo, filiação, data e local de nascimento, estado civil);
-A morada;
-A formaçãoe scolar e/ou profissional (com referência aos diplomas obtidos);
-Experiência profissional (estágios, postos de trabalho, etc);
-Situação militar;
-Informações complementares (em geral tendo em conta os interesses do destinatário).
Retirado do livro "Iniciação à comunicação oral e escrita" de Maria Alda Loya Soares Silva
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Dicas para a elaboração de um currículo
Retirado do Guia do 1º Emprego(2010)
1.Molda o curriculo à empresa a à a função a que te candidatas. Para isso, deves pesquisar acerca da empresa, da àrea de negócio e da função a que te candidatas.
2.Cinge-te ao essencial. Não ultrapasses nunca as duas páginas. Os recrutadores nºao têm tempo para leituras em pormenor. Valoriza os aspectos mais importantes do teu curriculo e excluiexperiencias que não sejam relevantes para a candidatura em causa.
3. Utiliza frases curtas e parágrafos curtos.
4.Se acabas-te de sair da universidade e não tens experiêcia profissional, inverte a ordem das ruricas e começa pela rubrica "formação académica e profissional", dando destaque aos estágios, voluntariados, hobbies que possam interessar.
5.Não mintas nem exageres na descrição do teu curríulo, para não correres o risco de seres desmascarado na entrevista.
6.O currículo deve mostrar de forma rápida e evidente que correspondes ao perfil solicitado.
7.Junta uma fotografia tipo passe ao currículo, embora não seja obrigatório.
8. Imprime o currículo e pede a alguém para ler e confirmar que o seu conteúdo é facilmente compreensível.
9.O aspecto gráfico do currículo é muito importante. Cada currículo deve ser uma impressão original.
10. As datas devem ser apresentadas sempre da mesma forma.
11.A descrição da formação académica e a experiência profissional devem ser fornecidos por ordem cronológica invertida, ou seja, as últimas experiências académicas e profissionais em primeiro lugar.
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Contextos de decisão curricular
-Contexto Político-administrativo:
-L.B.S.E.-Lei de Bases do Sitema Educativo
- O.C.P.E.-Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar
-Contexto de Gestão:
-P.E.A. Projecto educativo de Agrupamento
-P.E.E. Projecto Educativo de Estabelecimento
-Contexto de Realização:
-P.P.D.C. Projecto Pedagógico Didáctico-Curricular
-P.G. Projecto de Grupo
-P.P. Projecto Pedagógico
-P.S. Projecto de Sala
-P.C.T. Projecto Curricular de Turma
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Avaliação
Falando de avaliação, devemos mensionar o facto de que esta requer uma organização, recursos específicos e um sistema integrado dentro do conjunto do projecto. Tem como principais objectivos a promoção da igualdade de direitos, a promoção do sucesso, a continuidade, a positividade, a correcção e a compreenção. Para percebermos melhor o processo de avaliação vamos mensionar certas questões directamente ligadas a este assunto.
- Quem avalia?
- O que avaliar?
- Como seavalia?
- Quando se avalia?
- Porquê avaliar?
- Para que se avalia?