Organização e Funcionamento do Sistema Educativo

O Curriculum vitae

O Curriculum vitae (forma abreviada - c.v.) é um texto essencialmente informativo que contém um conjunto de elementos sobre uma pessoa, em geral candidata a um emprego, uma vaga, etc.
O curriculum apresenta-se dividido em rúbricas, com informações bem destacadas, de leitura fácil:
-A identidade (nome completo, filiação, data e local de nascimento, estado civil);
-A morada;
-A formaçãoe scolar e/ou profissional (com referência aos diplomas obtidos);
-Experiência profissional (estágios, postos de trabalho, etc);
-Situação militar;
-Informações complementares (em geral tendo em conta os interesses do destinatário).

Retirado do livro "Iniciação à comunicação oral e escrita" de Maria Alda Loya Soares Silva


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Dicas para a elaboração de um currículo
Retirado do Guia do 1º Emprego(2010)

1.Molda o curriculo à empresa a à a função a que te candidatas. Para isso, deves pesquisar acerca da empresa, da àrea de negócio e da função a que te candidatas.

2.Cinge-te ao essencial. Não ultrapasses nunca as duas páginas. Os recrutadores nºao têm tempo para leituras em pormenor. Valoriza os aspectos mais importantes do teu curriculo e excluiexperiencias que não sejam relevantes para a candidatura em causa.

3. Utiliza frases curtas e parágrafos curtos.

4.Se acabas-te de sair da universidade e não tens experiêcia profissional, inverte a ordem das ruricas e começa pela  rubrica "formação académica e profissional", dando destaque aos estágios, voluntariados, hobbies que possam interessar.

5.Não mintas nem exageres na descrição do teu curríulo, para não correres o risco de seres desmascarado na entrevista.

6.O currículo deve mostrar de forma rápida e evidente que correspondes ao perfil solicitado.

7.Junta uma fotografia tipo passe ao currículo, embora não seja obrigatório.

8. Imprime o currículo e pede a alguém para ler e confirmar que o seu conteúdo é facilmente compreensível.

9.O aspecto gráfico do currículo é muito importante. Cada currículo deve ser  uma impressão original.

10. As datas devem ser apresentadas sempre da mesma forma.
11.A descrição da formação académica e a experiência profissional devem ser fornecidos por ordem cronológica invertida, ou seja, as últimas experiências académicas e profissionais em primeiro lugar.

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Contextos de decisão curricular

-Contexto Político-administrativo:
-L.B.S.E.-Lei de Bases do Sitema Educativo

- O.C.P.E.-Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar

-Contexto de Gestão:
-P.E.A. Projecto educativo de Agrupamento
-P.E.E. Projecto Educativo de Estabelecimento

-Contexto de Realização:
-P.P.D.C. Projecto Pedagógico Didáctico-Curricular
-P.G. Projecto de Grupo
-P.P. Projecto Pedagógico
-P.S. Projecto de Sala
-P.C.T. Projecto Curricular de Turma

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Avaliação

Falando de avaliação, devemos mensionar o facto  de que esta requer uma organização, recursos específicos e um sistema integrado dentro do conjunto do projecto.  Tem como principais objectivos a promoção da igualdade de direitos, a promoção do sucesso, a continuidade, a positividade, a correcção e a compreenção. Para percebermos melhor o processo de avaliação vamos mensionar certas questões directamente ligadas a este assunto.

  • Quem avalia?
          Vários agentes o podem fazer: o professor, os administradores, os resonsáveis pelos diferentes orgãos, a escola, etc. Existem, assim, vários níveis de decisão, e o ponto de entrada no sistema avaliativo é a decisão subsequente e quem a toma.

  • O que avaliar?
O objectivo de avaliação pode ser encontrado de entre uma multiplicidade de aspectos. Está contido em diferentes níveis de decisão ao n+ivel do interveniente, do professor, doprojecto e da instituição.

  • Como seavalia?
Sobre os meios, processos e técnicas de aqvaliação, existem várias formas de obtenção e captação de dados, desde o questionário ao registo video, passando pela entrevista, testes padronizados, fichas de observação, medições, etc.

  • Quando se avalia?
Diz respeito à inserção avaliativa no processo ensino aprendizagem. Usualmente refere-se avaliação inicial, avaliação final e avaliação de processo, seja contínua ou pontual, como osmomentos de avaliação.

  • Porquê avaliar?
Esta questão encerra uma série de paradigmas relacionados com a própria avaliação; o que estáem causa são as justificações filosóficas que geriam ou estão subjacentes às condições avaliativas.

  • Para que se avalia?
Está estreitamente relacionado com as funções da avaliação, admite-se que as decisões avaliativas cumpram  funções fundamentais como a função diagnóstica, prognóstica, formativa e sumativa.