Teorias

Teoria de Maslow

Maslow defende a hierarquia da necessidades, em que as necessidades de nível mais baixo devem ser satisfeitas antes das necessidades de nível mais alto. Cada individuo "escala" esta pirâmide para atingir a sua auto-realização.










Teoria de Maclean

Paul Maclean, criou uma concepção do cérebro baseada no seu desenvolvimento, segundo a evolução. Esta teoria é conhecida como "Cérebro Triúnico". Segundo este investigador, o cérebro está dividido em três camadas sucessivas, as quais correspondem a três fases evolutivas diferentes. À primeira fase dá o nome de "sistema reptiliano", que consiste na asseguração das funções básicas de sobrevivência.
Ao segundo dá o nome de " sistema límbico", o qual envolve o reptiliano e concentra em sí os centros primários das emoções. É a partir deste sistema, na sua relação com o neocortex, que nascem as relações de amor, e a expressão de sentimentos tão importantes como o de pertença.
O "neocortex" foi a última fase da evolução. É a parte mais volumosa do encéfalo. Este torna possivel todas as operações ao processamento de informação, pensamento e linguagem. Consegue controlar e influênciar todos os comportamentos humanos.




Teoria de Pavlov

Ivan Petrovich Pavlov nascido a 14 de Setembro de 1849 1936, foi um grande fisiólogo russo.

Foi premiado com o Nobel de Fisiologia ou Medicina de 1904, pelas suas descobertas sobre os processos digestivos de animais. Ivan Pavlov veio, no entanto, a entrar para a história pela sua pesquisa num campo que se apresentou quase que por acaso: o papel do condicionamento na psicologia do comportamento (reflexo condicionado).

Na década de 1920, ao estudar a produção de saliva em cães expostos a diversos tipos de estímulos palatares, Pavlov percebeu que com o tempo a salivação passava a ocorrer diante de situações e estímulos que anteriormente não causavam tal comportamento (como por exemplo o som dos passos do seu assistente ou a apresentação do prato de comida). Curioso, realizou experiências em situações controladas de laboratório e, com base nessas observações, teorizou e enunciou o mecanismo do condicionamento clássico.

A ideia básica do condicionamento clássico consiste em que algumas respostas comportamentais são reflexos incondicionados, ou seja, são inatas em vez de aprendidas, enquanto que outras são reflexos condicionados, aprendidos através do cruzamento com situações agradáveis ou adversas simultâneas ou imediatamente posteriores. Através da repetição consistente desses cruzamentos é possível criar ou remover respostas fisiológicas e psicológicas em seres humanos e animais. Essa descoberta abriu caminho para o desenvolvimento da psicologia comportamental e mostrou ter ampla aplicação prática, inclusive no tratamento de fobias.