segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Filme: A TURMA


"A Turma" ("Entre les Murs"), filme de Laurent Cantet, galardoado com a Palma de Ouro no Festival de Cannes, segue um ano de um professor e da sua turma numa escola de um bairro problemático de Paris, espelho dos contrastes multi culturais dos grandes centros urbanos de todo o mundo.O professor François (interpretado pelo próprio François Bégaudeau, professor que escreveu o livro que foi o ponto de partida para este filme) e os seus colegas, preparam-se para um novo ano escolar. Cheios de boas intenções, estão decididos a não deixarem que o desencorajamento os impeça de tentar dar a melhor educação aos seus alunos.Mas as culturas e as atitudes diferentes colidem frequentemente dentro da sala de aula. François insiste num atmosfera de respeito e empenho. Mas tudo é posto à prova quando os estudantes começam a desafiar os seus métodos.A turma é composta por actores não-profissionais que foram escolhidos entre alunos de um liceu francês, com quem o realizador trabalhou todas as semanas durante um ano lectivo em ateliês de improvisação. O filme é considerado um retrato exemplar das questões da educação e do desafio de ensinar."


Pesquisa feita em: http://miguel.migsus.com/drupal/node/491


Este filme retrata bem as dificuldades que um professor pode encontrar na sua profissão.


Na minha opinião o modelo que o professor em questão quer utilizar é o modelo interaccionista, visto que tenta que os alunos se integrem na sociedade, estudem a matéria através da própria vivência dos alunos, tenta impor algum respeito mas não à força. Os alunos devem sentir que o professor é um "encaminhador" e amigo, e não uma pessoa que quer impor aos alunos regras, às quais eles não dariam a menor importância.


Este professor sente que apesar de serem alunos problemáticos, têm grandes potencialidades e não desiste deles. Isto só vem reforçar a ideia que o professor quer ajudar e se preocupa com estes alunos.